(61)

(61)

(61)

Análise de Fertilizante Orgânico

A análise de fertilizante orgânico é muito importante para garantir máxima produtividade e redução de custos durante o plantio, especialmente por ser um procedimento que visa uma avaliação precisa e criteriosa sobre a fertilidade do solo.

Para isso, a análise de fertilizante requer a contratação de profissionais especializados que, dentre outros procedimentos, são responsáveis pela coleta de amostras do solo que serão avaliadas em laboratório.

Procurando análise de fertilizante orgânico?

O procedimento de avaliação do solo permite a identificação de possíveis condições que desencadeiam o desequilíbrio nutricional das plantas, como a deficiência de minerais essenciais ou excesso de fertilizantes e corretivos.

Conheça mais detalhes do procedimento no conteúdo a seguir.

Análise de fertilizante orgânico: saiba como é feita e sua importância!

Trabalha na área da agricultura orgânica e deseja realizar a análise de fertilizante orgânico? Então conheça a Soloquímica, uma empresa especializada na área e que oferece um serviço de qualidade.

O que é a análise de fertilizantes?

A análise de fertilizante é um serviço utilizado para avaliar a composição química de um fertilizante orgânico e estabelecer sua capacidade de fornecer nutrientes para as plantas.

Os fertilizantes orgânicos são todos aqueles derivados de substâncias naturais, como esterco animal, restos vegetais, compostagem entre outros materiais orgânicos.

O serviço é importante porque auxilia os agricultores e jardineiros a determinar a quantidade exata de nutrientes que um fertilizante pode fornecer às plantas.

O processo é realizado através da medição dos teores de nutrientes presentes no fertilizante, como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), além dos micronutrientes como cálcio, magnésio e enxofre.

No entanto, é importante ressaltar que esse serviço deve ser realizado por profissionais qualificados. Por isso, sugiro que contrate ainda hoje a Soloquímica.

Como é feita a análise?

A análise de fertilizante é um processo realizado em várias etapas.

Confira a seguir um pouco mais sobre cada uma:

  • Coleta de amostras do fertilizante: é preciso coletar amostras representativas do fertilizante, que reflitam sua composição como um todo.
  • As amostras precisam ser coletadas seguindo os padrões de qualidade do laboratório responsável pela análise;

  • Preparação da amostra: para a preparação, a amostra deve ser seca, moída e peneirada para garantir que esteja em uma forma homogênea para análise;
  • Teste de teor de nutrientes: o teor de nutrientes, como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), é medido através de testes químicos.
  • O teor de nitrogênio é normalmente medido por meio do método Kjeldahl, enquanto o teor de fósforo e potássio é medido pela a análise química;

  • Testes de micronutrientes: além de testar os nutrientes principais, a análise de fertilizantes orgânicos também pode incluir testes de nutrientes secundários, incluindo cálcio, magnésio e enxofre;
  • Análise de outros elementos químicos: o fertilizante também pode ser testado em relação à presença de outros elementos químicos, como metais pesados;
  • Interpretação dos resultados: a partir dos resultados entregues pelos testes, é possível avaliar a qualidade e eficácia do fertilizante orgânico, determinando se ele atende às necessidades das plantas.
  • Os resultados também podem ser úteis para fazer recomendações de dosagem e aplicação.

Precisa de uma empresa para a análise de fertilizante orgânico?

Então aproveite e conheça uma empresa líder no segmento, a Soloquímica, uma companhia com anos de experiência e que oferece o melhor serviço.

No mercado desde 1972, a Soloquímica é uma empresa voltada para a agricultura, com capacidade comprovada em análises de solos, folhas, adubos químicos, adubos orgânicos, adubos organominerais, calcários, gessos, bromatológicas, sais minerais análises sedimentométricas e muito mais.

Seu objetivo é estar sempre atualizada para a emissão de laudos em consonância com a evolução proporcionada por pesquisadores da Embrapa, na qual demonstram, como a calagem e a adubação fosfatada dependem do teor de argila no solo.

Conheça mais detalhes do serviço entrando em contato agora mesmo!

.