(61)

(61)

(61)

Análises Foliar

Gostou? compartilhe!

O serviço de análises foliar é extremamente importante para o segmento agrícola e deve ser um princípio básico para qualquer agricultor, uma vez que permite mensurar a qualidade de cada cultura e também serve para colaborar na análise do solo. Os fatores mais específicos das análises foliar são a verificação do estado de nutrição de uma planta, o entendimento a respeito do desequilíbrio gerado pela carência ou toxicidade dos nutrientes. Além disso, esse tipo de verificação permite entender a aplicação dos nutrientes de acordo com a complexidade do solo, checando se estão sendo aproveitados ao máximo pela planta.

Na prática, as análises foliar são extremamente interessantes, já que permitem o desenvolvimento de técnicas para melhorias condicionais às plantações. Dessa forma, os técnicos terão mais segurança na aplicação de diversos procedimentos fundamentais para todos os segmentos em que as folhas estão empregadas, assegurando um negócio mais assertivo. Entre esses procedimentos, é possível destacar:

  • Adubação;
  • Correção de fertilização;
  • Irrigação das culturas.

Para começar, é preciso coletar amostras de folhas que irão compor as análises foliar. O ideal é que não sejam misturadas, mesmo sendo da mesma espécie ou de idades diferentes. Para isso, é imprescindível o uso de sacos de papel e que cada embalagem seja identificada adequadamente, visando facilitar o momento de envio ao laboratório, o que requer informações sobre a data de coleta, identificação do proprietário e da propriedade, por exemplo. Com as amostras coletadas e analisadas, é possível elaborar o melhor plano de ação para otimizar o uso do solo e o plantio do negócio.

Saiba mais vantagens de realizar as análises foliar

Fale com a Soloquímica para conhecer uma empresa que trabalha com responsabilidade e compromisso com a necessidade de seus clientes.